Prefeito concede aumento salarial de 56% aos Agentes de Saúde
12/2/2015 - Secretaria de Saúde Thiago Pantera
A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou, em sessão especial realizada nesta quarta-feira (11), a Lei nº 1.740, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que passará a ser fixado em R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) mensais, um aumento de 56%. 
Além do aumento salarial, que terá efeitos pecuniários (conversão em dinheiro, de 1/3 dos dias de férias a que o empregado tem direito), retroativos a 1º de fevereiro de 2015, a Lei ainda determina uma jornada de 40 horas semanais para a categoria. 
A Lei deve entrar em vigor até o final do mês. Atualmente, Cabedelo possui em folha de pagamento 138 agentes, sendo, 111 ACS e 27 ACE, todos recentemente titulados como efetivos do município, após a validação do último concurso público, no ano passado. A iniciativa colocou a cidade portuária como a segunda na Paraíba regularizada na forma da lei, quanto à validação de processos seletivos semelhantes.
O Projeto de Lei que beneficia os agentes de saúde seria votado no mês de janeiro, mas por conta da correção do Governo Federal no salário mínimo, o Executivo Municipal decidiu esperar a análise desse aumento na folha de pessoal para, só então, cumprir com o compromisso assumido com a categoria. 
 “Desde que estamos à frente da gestão, tivemos o compromisso com os ACSs e ACEs de regulamentar a categoria. E fizemos isso através da validação de todos os processos seletivos próprios, efetuados antes de 2006 e, agora, com esse aumento. Isso mostra o respeito que temos à classe trabalhadora do nosso município e a nossa responsabilidade perante acordos firmados”, destaca o prefeito Leto Viana. 
Fonte: Secom Cabedelo
