Mostra Cultural expõe trabalhos realizados com crianças das creches municipais
15/12/2017 - Secretaria de Educação 

Michael Sampaio

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Infantil, realizou, nesta quinta feira (14), a X Mostra Cultural das Creches Municipais. 

Sob o título “Cores, sabores, sons e aromas: O cantinho para novas descobertas”, gestores, professores, pais e alunos se reuniram no Cabedelo Clube para a culminância do projeto, que trabalhou a alimentação saudável com o objetivo de partilhar as experiências vivenciadas durante o último bimestre.

Cerca de 850 crianças e 140 professores, além de auxiliares de sala, cuidadores e gestores de todas as creches do município, participaram do processo de elaboração da Mostra. Durante os dois meses em que a temática foi trabalhada em sala, foram produzidos paineis, pinturas, maquetes, receitas e ensaios para as apresentações artísticas.

“A Mostra Cultural das creches já está inserida no nosso plano de ação anual e, desta vez, pensamos em um projeto que envolvesse a alimentação como um todo, não apenas frutas e verduras, mas também açúcar, gordura, fibra, porque todas as crianças precisam disso também. Dentro desse contexto, trabalhamos a diversidade das linguagens na educação infantil, as habilidades das crianças no tocante aos aromas, sabores, cores, números e texturas. Por fim, nos reunimos aqui para uma confraternização entre todas as creches, para compartilhar experiências e parabenizá-las também, porque sabemos que elas deram o melhor de si para demonstrar aqui as suas particularidades”, destacou a coordenadora de educação infantil, Jacqueline Ramos. 

A área externa do Clube recebeu uma decoração especial. Cada creche montou um stand no local com os materiais produzidos em sala e as suas receitas, com o intuito de compartilhar o aprendizado, as cores e sabores. No primeiro momento do evento, foi realizada uma visita itinerante a cada stand. As crianças puderam degustar os alimentos expostos nas barracas e, posteriormente, foram feitas as apresentações artísticas.

“Vivenciamos momentos bastante satisfatórios, as crianças evoluíram muito quanto ao tema da alimentação. Trabalhamos os aspectos dos alimentos: cores, sabores, numerais… Esse momento de interação é muito importante, tanto para eles, quanto para nós”, pontuou Vanessa Maria, professora da creche Alexia Luana. 

O aprendizado é notório. As crianças aprendem de maneira lúdica e fazem questão de partilhar as novas experiências, como relatam os pais.

“É muito bom perceber que minha filha está se desenvolvendo. Esse assunto da alimentação empolgou muito. Ela sempre chegava em casa contando as novidades, querendo ensinar a gente.”, disse Edvânia dos Santos, mãe de aluna da creche Alexia Luana.

“Eu gosto muito de acompanhar os trabalhos da creche e eles falam de muitos temas que ajudam na educação dos nossos filhos”, concluiu Marinalva Vitoriano, mãe de aluna da creche Pequena Princesa. 



Fonte: Secom/Cabedelo