Floresta da Restinga de Cabedelo recebe ação ecológica de grupo de escoteiros neste sábado
02/06/2017 | 17h16min
A unidade de conservação natural Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo foi escolhida para receber, na manhã deste sábado (3), cerca de 80 crianças e jovens do Grupo Escoteiro Dragões do Mar, que irá desenvolver uma ação voltada à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. A atividade faz parte da 26ª edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), realizada anualmente, em comemoração à semana do meio-ambiente, por todos os grupos escoteiros do Brasil, atingindo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em todo o país.
A programação do evento, que começa às 8h e deve seguir até o meio-dia, inclui a apresentação de um vídeo institucional sobre a importância da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo e uma trilha ecológica monitorada no interior da floresta, onde o grupo de escoteiros vai observar e estudar aspectos sobre as áreas de mangue e da floresta de restinga, formações típicas do litoral paraibano que estão em vias de supressão total pela ação humana.
Os escoteiros também vão conhecer a Unidade de Geração de Energia Solar implantada na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade de conservação e funciona no local. A energia elétrica produzida na Unidade de Geração de Energia Solar abastece as instalações do Instituto e gera um crédito excedente de energia limpa para a concessionária de energia da Paraíba.
Segundo o diretor do Grupo Escoteiro Dragões do Mar, Ivan Fontinélli, os escoteiros aprendem desde cedo a respeitar a natureza e a agirem como seus defensores. “Nas atividades que realizamos, tratamos de forma enfática a temática da convivência harmoniosa com a natureza para que as gerações atuais e futuras possam conviver em um mundo melhor”, afirmou.
Fontinélli explicou que o MutEco 2017 tem como tema o “Desenvolvimento Sustentável”, geralmente definido como o desenvolvimento que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
 “Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável precisamos formar uma juventude que aja sustentavelmente, isto é, que seja capaz de suprir suas próprias necessidades, sem comprometer as gerações que irão sucedê-las”, concluiu.
Reserva de Mata Atlântica
            Com área de 116 hectares e encravada no Bioma Mata Atlântica, a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo recebe atividades científicas que pesquisam o uso múltiplo dos recursos florestais, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
Fonte: paraiba.com.br/Assessoria 
