Anexo da Policlínica promove ação educativa de combate à Tuberculose
31/3/2016 - Secretaria de Saúde Vimerson Dantas
O Anexo do Centro de Referência Especializada Leonard Mozart – Policlínica realizou, nesta quinta-feira (31), uma ação de conscientização e orientação acerca dos sintomas e tratamentos da Tuberculose. A iniciativa faz parte da Campanha Mundial de Combate à Tuberculose, comemorada anualmente no dia 24 de março, e buscou informar a população sobre a doença.
A ação aconteceu em frente à Policlínica e serviu como uma convocação para o dia 30 de abril, quando serão oferecidos, gratuitamente, testes de espirometria, exame realizado para medir o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões.
A mobilização contou, ainda, com distribuição de panfletos com informações sobre sintomas e tratamento, além de orientação sobre como proceder caso seja diagnosticado a doença, e exames básicos, como aferição de pressão e teste de glicemia.
“Essa ação fez parte da Campanha de combate à Tuberculose. Todas as unidades de saúde de Cabedelo estão engajadas nesse trabalho, buscando, principalmente, orientar a população quanto aos sintomas da doença, como tosse seca persistente por mais de 3 semanas, cansaço excessivo, sudorese noturna, palidez, rouquidão, dentre outros. É importante observar esses sintomas e, caso surjam, procurar a Policlínica, o Anexo ou o Hospital Municipal. Todos estão preparados para receber e realizar o tratamento adequado ao paciente”, explicou a assistente social do Anexo, Cícera Magroski. 
Capacitação dos ACS - Na última segunda-feira (28), a Coordenação de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou mais uma capacitação sobre Prevenção e Combate à Tuberculose junto aos 110 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. 
O projeto da Sescab busca a identificação e o encaminhamento à Unidade de Saúde da Família (USF) dos sintomáticos respiratórios, além de prestar orientação à família sobre a doença durante visitas comunitárias. A Secretaria de Saúde também pretende acompanhar o paciente, identificar novos agentes na comunidade e organizar reuniões com os bairros alvos da campanha. Todas as 20 USF participarão da iniciativa e, ao final, receberão avaliação técnica de resultados, inclusive com premiação de incentivo às equipes que se destacarem no período 
Cabedelo é pioneira no diagnóstico de Tuberculose através da cultura de Ogawa. Além dela, a Sescab dispõe de todas as condições para proceder a identificação, diagnóstico e tratamento da doença, por meio de equipamentos de Raio X e Baciloscopia. 
Em 2013, o município apresentou um resultado de 22.2 casos por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional. Em 2015, esse número caiu para 16 casos, com dois óbitos. No entanto, segundo a Vigilância em Saúde, essa aparente redução pode esconder casos omissos ou não devidamente identificados.
Fonte: Secom Cabedelo
