Saúde realiza Dia D do Dezembro Vermelho
4/12/2015 - Secretaria de Saúde Michael Sampaio
A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do seu Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizou, nesta sexta-feira (4), uma mobilização alusiva à Campanha Nacional do Dezembro Vermelho – mês em que se discute a prevenção e o tratamento ao HIV/Aids. A iniciativa aconteceu na Policlínica da cidade, e foi marcada por um mutirão de exames de prevenção à Aids e outras DSTs.
Sob o slogan, “Eu não tenho preconceito. Você também não deve ter”, o evento aconteceu no Centro de Referência Especializada Leonard Mozart – Policlínica de Cabedelo. Lá, foram passadas à população orientações educativas e preventivas por meio de folders, e ofertadas vacinações contra as hepatites virais e tétano. Além deles, foram realizados cerca de 100 testes rápidos para DSTs e Aids. 
“Essa ação no Dia D do Dezembro Vermelho é apenas um momento de sensibilização da população quanto à importância da prevenção contra essas doenças. No entanto, chamamos a atenção para o fato desses exames fazerem parte da rotina do nosso serviço, durante o ano inteiro”, explicou diretora do Ambulatório do SAE, Lucídia Tavares. 
Aildo Rodrigues, de 37 anos, morador do Renascer, aproveitou a ida à Policlínica para realizar o exame. “Aproveitei que estava acompanhando minha esposa em outros exames e encontrei a oportunidade de fazer os testes e as vacinas. Então, foi só aproveitar”. 
O teste rápido de HIV é realizado por profissionais capacitados e treinados, e feito por meio de coleta sanguínea, em um procedimento simples cujo resultado é obtido em 10 ou 15 minutos. O procedimento é gratuito e indicado especialmente à população a partir dos 15 anos de idade. 
Na próxima segunda-feira (7), a Sescab vai realizar um novo mutirão de exames e serviços de saúde à população, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, às 14h.
Fonte: Secom Cabedelo
