Valor Econômico repercute terminal que será implantado no Porto da PB
 A edição do Jornal Valor Econômico desta sexta-feira (15) também repercutiu a implantação do novo terminal no Porto de Cabedelo, na Paraíba.
A reportagem destaca que o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo, assinou, na última quinta-feira (14), protocolo de intenções para a construção de um terminal de múltiplos usos (TMU) no Porto de Cabedelo, localizada na cidade de Cabedelo, Litoral Norte paraibano. O investimento de R$ 450 milhões será feito pela empresa local Marajó Logística (Marlog) e pelo grupo português Mota-Engil.
A expectativa do Governo do Estado é de que o projeto gere 600 empregos diretos. O projeto prevê a construção de um novo cais de atracação, com 600 metros de comprimento, e de uma área de armazenagem com pouco mais de 100 mil metros quadrados. O calado será aprofundado para 11 metros, para possibilitar a entrada de navios de maior porte no ancoradouro paraibano.
A nova estrutura também vai possibilitar a gestão de exploração de medição de cargas e descargas, guindastes, empilhadeiras, balanças e cargas soltas. O porto também vai se tornar apto a atuar como depositário desses volumes e gerenciar a movimentação de cargas, veículos e operações portuárias.
Lucélio Cartaxo destaca que o objetivo do empreendimento é ampliar a capacidade de movimentação de contêineres no porto para 300 mil unidades anuais. O início das obras, no entanto, ainda depende de anuência da Secretaria Especial de Portos (SEP) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além dos órgãos ambientais competentes.
Lucélio explica que, obtidas todas as autorizações, a primeira etapa do projeto deverá levar pelo menos 12 meses para sair do papel. Nesse período, serão construídos os primeiros 50 mil metros quadrados da área de armazenagem de contêineres.
O sócio-diretor da Marlog, Arlan Rodrigues, disse que o investimento vai ajudar a melhorar a infraestrutura do porto, que tem localização privilegiada, mas não está entre os mais movimentados do país. O empresário espera que a construção do novo terminal ajude a colocar Cabedelo na rota nacional da cabotagem.
Fundado em 1946, o grupo português Mota-Engil atua em 22 países. Na América do Sul, opera o terminal de contêineres de Aventura, na Colômbia.

Fonte: pbagora/Valor Econômico
A reportagem destaca que o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo, assinou, na última quinta-feira (14), protocolo de intenções para a construção de um terminal de múltiplos usos (TMU) no Porto de Cabedelo, localizada na cidade de Cabedelo, Litoral Norte paraibano. O investimento de R$ 450 milhões será feito pela empresa local Marajó Logística (Marlog) e pelo grupo português Mota-Engil.
A expectativa do Governo do Estado é de que o projeto gere 600 empregos diretos. O projeto prevê a construção de um novo cais de atracação, com 600 metros de comprimento, e de uma área de armazenagem com pouco mais de 100 mil metros quadrados. O calado será aprofundado para 11 metros, para possibilitar a entrada de navios de maior porte no ancoradouro paraibano.
A nova estrutura também vai possibilitar a gestão de exploração de medição de cargas e descargas, guindastes, empilhadeiras, balanças e cargas soltas. O porto também vai se tornar apto a atuar como depositário desses volumes e gerenciar a movimentação de cargas, veículos e operações portuárias.
Lucélio Cartaxo destaca que o objetivo do empreendimento é ampliar a capacidade de movimentação de contêineres no porto para 300 mil unidades anuais. O início das obras, no entanto, ainda depende de anuência da Secretaria Especial de Portos (SEP) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além dos órgãos ambientais competentes.
Lucélio explica que, obtidas todas as autorizações, a primeira etapa do projeto deverá levar pelo menos 12 meses para sair do papel. Nesse período, serão construídos os primeiros 50 mil metros quadrados da área de armazenagem de contêineres.
O sócio-diretor da Marlog, Arlan Rodrigues, disse que o investimento vai ajudar a melhorar a infraestrutura do porto, que tem localização privilegiada, mas não está entre os mais movimentados do país. O empresário espera que a construção do novo terminal ajude a colocar Cabedelo na rota nacional da cabotagem.
Fundado em 1946, o grupo português Mota-Engil atua em 22 países. Na América do Sul, opera o terminal de contêineres de Aventura, na Colômbia.
Fonte: pbagora/Valor Econômico
