Alunos de escolas municipais recebem novos livros didáticos
17/3/2015 - Secretaria de Educação Michael Sampaio
A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou nesta terça-feira (17) a entrega de livros didáticos para as escolas da rede municipal. Cerca de 5.000 livros chegaram pela manhã e a secretaria providenciou imediatamente o processo de distribuição. Os itens recebidos fazem parte da adesão do município ao Plano nacional do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), e visam suprir a carência desses materiais nas unidades de ensino.
De acordo com a secretária da educação, Clecy Alves, o volume que chegou representa uma complementação aos itens recebidos anteriormente e já em uso nas escolas. A secretária também justificou o atraso com que os materiais estão chegando.
“Os livros sofreram um atraso na entrega devido a problemas verificados com a distribuição por parte dos Correios. De acordo com as explicações que nos passaram, o problema atinge todo o território nacional. Fomos à empresa, formulamos a reclamação, registramos e, hoje, estamos recebendo os livros e providenciando a distribuição imediata a todas as escolas da rede municipal. O livro didático é um dos itens indispensáveis na condução das atividades pedagógicas. Daí a nossa preocupação em manter as escolas abastecidas e cada aluno com seu material. Nossa satisfação é saber que os estudantes vão estar com seus livros didáticos em mãos para acompanhar os conteúdos ministrados pelos professores”, destacou. 
Por adesão – O Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) é um programa do Governo Federal, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e se destina a subsidiar o trabalho pedagógico dos professores da educação básica através da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos.
O processo é viabilizado através da adesão dos municípios ao Programa e é instrumentalizado pela avaliação de obras e publicação, por parte do Ministério da Educação (MEC), do Guia de Livros Didáticos. Esse documento, afinal, é que vai orientar a escolha, por parte das escolas, daqueles itens que melhor se adequem aos seus projetos políticos pedagógicos.
Fonte: Secom Cabedelo
