Operação Especial de Verão irá coibir crimes ambientais e de trânsito durante o veraneio
22/12/2014 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura Michael Sampaio
O município de Cabedelo recebe grande afluxo de turistas e veranistas entre os meses de dezembro e janeiro, quase dobrando sua população nesse período do ano. Suas praias, especialmente, atraem grande número de visitantes, afetando algumas localidades com problemas de estacionamento de veículos em áreas de preservação e segurança de pedestres.
Foi pensando nessa alta temporada, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) de Cabedelo deu início, no último sábado (20), à Operação Especial de Verão na cidade, que visa coibir crimes contra o meio ambiente e de trânsito. A ação aconteceu na orla marítima do município e reuniu efetivos da 4ª Cia/1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (BPM-PB), Polícia Ambiental, Detran-PB, Semob, Semapa e Secom de Cabedelo.
A Operação, de caráter educativo e punitivo, percorreu vários trechos da orla nas Praias do Poço, Camboinha, Areia Dourada, Formosa e Miramar. No trajeto, foram aplicadas multas por estacionamento indevido e a apreensão de 02 quadriciclos.
Em Cabedelo, a ação contará com, aproximadamente, 112 policiais e agentes, sendo 18 da Semob, 32 da PMPB, 32 do Detran, 05 da Semapa e 25 da Polícia Ambiental.
A Operação Verão durará todo o período de veraneio focando, principalmente, na Lei Seca; trânsito de veículos na praia, especialmente quadriciclos; estacionamento na vegetação de dunas e em locais proibidos; e a ocupação por banhistas e comerciantes em Áreas de Proteção Ambiental (APA).
Da mesma forma, a Marinha e a Polícia Ambiental estarão realizando atividade semelhante no mar e rios da área estuarina.
Qualquer denúncia de irregularidade pode ser feita através do 190.
Fonte: Secom – Cabedelo
