Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado é concluída em Cabedelo
7/11/2014 - Secretaria de Educação 
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec/PB) encerrou, na noite da última quinta-feira (06), a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Cabedelo. A formação vinha acontecendo desde o dia 20 de outubro, no auditório da Secretaria, e contou com carga horária de 40 horas. O PBA beneficiará um número superior a 300 cidadãos cabedelenses, em localidades diversas da cidade, de acordo com a necessidade da comunidade.
A ação contou com a participação de aproximadamente 35 educadores, entre coordenadores e alfabetizadores que atuarão como bolsistas do PBA, e objetivou sua capacitação com a promoção de debates sobre ações na gestão pedagógica de alfabetização de jovens e adultos, considerando a contextualização da realidade local. 
“Um programa que começa com educadores comprometidos com a promoção da cidadania entre pessoas que ficaram à margem, excluídas de direitos por não terem sido escolarizadas, não poderia ter outro resultado que não fosse o sucesso logo em sua implantação. Tenho prazer em parabenizar a gestão municipal pela iniciativa e os alfabetizadores e coordenadores por abraçarem a ideia”, afirmou o professor Gilberto Silva, gestor municipal do PBA.
Durante a formação, ministrada pela professora-doutora Vanda Negócio, técnica da Funetec/PB, os alfabetizadores e coordenadores participaram de atividades diversificadas, como oficinas, palestras, grupo de estudos e troca de experiências. Eles também receberam orientações metodológicas do trabalho que será desenvolvido no Programa durante os próximos 08 meses de atividade.
O professor Neroaldo Pontes, assessor especial da Secretaria de Educação, participou do processo de articulação do Programa e esteve presente no encerramento da formação. 
”A paixão na prática docente é algo incomensurável, o fazer pedagógico ganha a esperança, combustível incondicional para novas experiências, viabilizando metamorfoses constantes e necessárias à vida no mundo das aprendizagens. Esse pensamento foi completamente absorvido pelos formandos de acordo com o que pudemos ver nesse encerramento”. 
Ana Carla Feitosa, alfabetizadora do PBA e enfermeira, falou um pouco sobre sua experiência durante esse período de formação pedagógica. “Sou enfermeira e a ideia de atuar como educadora me deixou bastante animada. Será uma experiência nova e desafiadora, e estou disposta a abraçar essa missão. A descoberta da minha gravidez durante a formação aumentou ainda mais essa disposição. Agora mais do que nunca preciso passar por essa experiência. Ter o poder de ensinar garante, em princípio, o poder de aprender.”
Início das aulas - As aulas do PBA terão início no próximo dia 17 de novembro, com oito meses de duração, somando uma carga horária de 320h/aula organizada em 10 horas semanais (de segunda a quinta-feira), e acontecerão em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, nas escolas municipais e/ou em espaços alternativos da comunidade (igrejas, associações, ONG’s, etc.), conforme a necessidade.
Programa Brasil Alfabetizado - O Programa Brasil Alfabetizado é uma ação do Governo Federal e visa promover a superação do analfabetismo entre jovens a partir dos quinze anos, adultos e idosos. A intenção do Ministério da Educação é contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. 
Secom Cabedelo
